25.2 C
Setúbal
Terça-feira, 25 Junho, 2024
InícioÚltimas NotíciasMostra das Tradições Marítimas vai crescer em 2025

Mostra das Tradições Marítimas vai crescer em 2025

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, revelou em 31 de maio, na abertura da oitava edição da Mostra das Tradições Marítimas, que a organização do evento está a trabalhar para que em 2025 tenha uma dimensão muito maior.


No Parque Urbano de Albarquel, onde a Mostra de Tradições Marítimas pode ser visitada até 16 de junho, André Martins esteve acompanhado pelos vereadores Carla Guerreiro, Carlos Rabaçal, Pedro Pina e Rita Carvalho e pelos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e das juntas de Freguesia do Sado e de São Sebastião, Marlene Caetano e Luís Matos.

Organizada pela União das Freguesias de Setúbal e pelas juntas de freguesia do Sado e de São Sebastião, estas duas pelo segundo ano, com o apoio da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Setúbal, a Mostra das Tradições Marítimas decorre no âmbito das 2.as Jornadas de Ambiente de Setúbal e proporciona experiências relacionadas com atividades de mar, além de espetáculos musicais e gastronomia.

“Todas as freguesias de Setúbal têm uma relação direta com o rio e com o mar, por isso queremos que este projeto, iniciado pela União das Freguesias de Setúbal, seja de futuro. Estamos a trabalhar para que no próximo ano seja alargado para uma dimensão muito maior”, disse o presidente da Câmara.

André Martins salientou o facto de a associação de pesca artesanal Setúbal Pesca estar ligada à Mostra das Tradições Marítimas, inaugurada no Dia Nacional do Pescador, e desejou que todas as crianças do ensino básico possam dele beneficiar.

“Que tenham ligação às tradições e conheçam melhor a terra onde nasceram e vivem. A nossa responsabilidade é permitir-lhes que conheçam melhor a origem da nossa cultura, a importância da pesca e a dureza da pesca”, afirmou.

Recordando que se celebrava o Dia Nacional do Pescador, o autarca salientou a necessidade de se “incentivar” quem está ligado à pesca a “continuar a luta e a atividade” e defendeu que se deve lutar para que os pescadores tenham melhores condições de trabalho.

A cerimónia contou com a bênção e o batismo de três botes de madeira recuperados por carpinteiros da Câmara Municipal e pintados por funcionários da União das Freguesias de Setúbal, sua proprietária, que lhes deu o nome das três antigas freguesias do território: Nossa Senhora da Anunciada, São Julião e Santa Maria da Graça.

Antes da inauguração da mostra a comitiva de autarcas visitou a exposição Vidas de Mestre, na Avenida José Mourinho, este ano com um total de seis fotografias subordinadas ao tema “O pescador e a sua embarcação”.

A Mostra das Tradições Marítimas inclui exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas, ações de sensibilização, dias temáticos e uma homenagem aos pescadores.

Um dos destaques do programa é o “Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar”, a realizar diariamente no Parque Urbano de Albarquel, com batismos de mar, demonstrações de pesca, passeios de bote e bote à vela, mostra de roupa tradicional de pescador e técnicas de conserveira, canoagem, remo, stand up paddle, orientação e navegação e atividades ambientais, como oficinas de biodiversidade e de reciclagem.

No Parque Urbano de Albarquel fica patente uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas.

Entre outros eventos, está agendado um dia de atividades para alunos das escolas básicas do concelho, incluindo a apresentação de ofícios tradicionais da atividade piscatória, batismos de mar, desportos náuticos, contacto com embarcações tradicionais, com o objetivo de despertar os mais novos para a relação de Setúbal com o mar.

A celebração do Dia Nacional do Pescador em Setúbal começou às 10h00, com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, com a presença do presidente da Câmara e do vereador Pedro Pina.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
EVS Portugal

Most Popular

Recent Comments