25.2 C
Setúbal
Terça-feira, 25 Junho, 2024
InícioÚltimas NotíciasNova linha gratuita liga Creiro a Galapos

Nova linha gratuita liga Creiro a Galapos

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 22 de maio, em reunião pública, a celebração de um acordo com a Transportes Metropolitanos de Lisboa destinado a assegurar um transporte gratuito para as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos.


A medida, enquadrada na estratégia de gestão de mobilidade e acesso às praias do concelho “Programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2”, passa pela inclusão de um novo serviço de transporte gratuito, assegurado com a linha 4477, a realizar em regime circular.

“Considerando a crescente procura das praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, e as restrições impostas pela interrupção na Rua Círio da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e a Praia de Galapos, é essencial melhorar as opções de transporte público para estas praias, evitando o recurso ao veículo individual”, destaca a deliberação.

A linha 4477, em sistema de vaivém, entre a paragem final da linha 4470, no parque de estacionamento da Praia do Creiro, e as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos, assegura um novo serviço de transporte gratuito para o utilizador, de complemento às linhas já existentes no programa “Arrábida O2”.

O serviço, entre as 08h30 e as 20h00, a cada 30 minutos, “englobado na operação Carris Metropolitana como serviço gratuito para o utilizador, é um passo fundamental para a assegurar a mobilidade sustentável e a preservação das áreas naturais do concelho”, aponta o texto.

A linha, disponível durante a época balnear (1 de junho a 15 de setembro), funciona aos fins de semana e feriados e, a partir de 1 de julho, também nos dias úteis.

A deliberação sublinha que esta medida de reforço dos transportes públicos coletivos vai “ao encontro das estratégias municipais de descarbonização e promoção de um turismo sustentável, assegurando que as praias de Galapos, Galapinhos e Creiro continuem a ser acessíveis por todos”.

Com este serviço, fica assegurado transporte público na extensão entre o Creiro e Galapos, evitando que os veraneantes tenham de utilizar modos suaves de circulação ou de fazer o trajeto a pé.

A gratuitidade do serviço da linha 4477 é regida por um acordo sobre a redução tarifaria dos títulos de transporte de utilização ocasional em serviço de transporte público rodoviário de passageiros prestado no município de Setúbal, a celebrar entre a autarquia e a Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Neste acordo, a Câmara Municipal de Setúbal paga mensalmente à Transportes Metropolitanos de Lisboa “as verbas que resultam da multiplicação do número de títulos de transporte abrangidos pelo presente acordo, adquiridos no mês correspondente, pelo montante resultante da redução tarifária”.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
EVS Portugal

Most Popular

Recent Comments